- Integrantes:
- Dado Villa-Lobos,
- Renato Russo e
- Marcelo Bonfá
Vindos de uma juventude punk forjada sob o olhar da classe média de Brasília, centro do poder no período militar, um grupo de amigos, conhecidos como a Turma da Colina, tinha muito para dizer. Cultos, com formação em bons colégios, viajados, eles foram se encantar logo pela anarquia punk. Natural numa cidade em que a impunidade era comum para quem está tão próximo ao poder. A Legião Urbana surgiu nesse cenário, na sequência de dois projetos musicais cujos nomes eram tão opostos quantos complementares: Aborto Elétrico e Trovador Solitário. Em comum entre eles, a figura de Renato Russo, cuja personalidade poderia ser deduzida a partir destas personas artísticas que ele havia criado e batizado. Da Turma da Colina, se juntaram a ele Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos. Com o trio, o núcleo criativo se constituiu e daí uma nova história começa para os três.
Brasília era ainda uma ilha cultural em relação ao resto do país. Afora a genialidade da arquitetura de Oscar Niemeyer, até 1978, a história curta da nova capital não lhe atribuíra ainda nenhum momento particularmente brilhante nas artes, até porque não havia sido formada a primeira geração de artistas brasilienses. Estes estavam surgindo, justamente ali, com a cara que aquelas duas primeiras décadas tinha tido na cidade. Começa-se, então, a saber que a capital tem um olhar muito particular sobre o país que a cerca. Naturalmente, esse ponto de vista se apresenta pelos gritos jovens. O primeiro alvo, lógico, era o vestibular. Passando por ele, Brasília também entraria na vida adulta. “Química” era um dos hinos do Aborto Elétrico e foi a primeira canção daquela turma a ser gravada em fonograma e lançada em LP e K7 por todo o país. A responsabilidade disso foi de “amigos que estavam lá no Rio”, os Paralamas do Sucesso. Naquele momento, os ouvidos do Sul descobriam um novo jeito de se escrever letras e de se cantar. Esse novo modo vinha acompanhado de assinatura: Renato Russo. Não tardou para que Jorge Davidson, o cara que lançara os Paralamas do Sucesso, quisesse lançar também aquela nova joia que surgia na sua frente. Logo em seguida, eram eles, Renato, Dado e Marcelo, que estavam de mudanças para o Rio. Contrato assinado, chance de gravar um disco e a tal história começa a não ser só dos três, mas de uma geração inteira.

Epílogo
O primeiro deles era também o último registro de carreira da Legião Urbana. O álbum Uma Outra Estação foi lançado em 1997 com as faixas do material que não havia entrado em A Tempestade ou O Livro dos Dias. Nesse disco, Bonfá e Dado buscaram encerrar aquele ciclo de suas vidas e fazer com que ele tivesse o melhor desfecho possível. Não havia como fugir das angústias finais de Renato nas letras que ele deixara, mas era possível não ser funesto.
O disco é uma celebração à vida, que começa com uma apresentação de todos os integrantes da banda, gravada à época do primeiro disco (inclusive com a participação de Negrete) e termina com “Travessia do Eixão”, música que embalava as aventuras da Turma da Colina antes de que o mundo soubesse que ela existia. Ao abrir o encarte do disco, lê-se: “Ouça este disco da primeira à última faixa. Esta é a história de nossas vidas”.
Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá seguiram suas carreiras e lançaram discos solo nos anos seguintes.
Álbuns de foto, frases e fotofrases incríveis do Legião urbana Clique aqui.
Opiniões Sobre Legião Urbana
Milla Vitória afirma: Eu vejo legiao nao so como uma banda mas como um passe pra queles q nao tinham coragem de opinar !pessoas se inspiraram e até hoje se inspiram em legiao! Eles fizeram acontec er e ainda hoje fazem efeito na vida dos brasieleiros ! Sempre legiao!!!
João Adrade afirma: acho que o legião mudou o cenário do rock nacional em si, tanto com as letras do que com a melodia da música, e por ter sido uma banda de rock crítico por isso q fez o sucesso q fez, por causar polêmica e repercussão.
Helio Santos afirma: legião urbana é uma das maiores banda de rock nacional. mais as letras das suas musicas ai sim são as melhores so mundo. adoro as críticas que as musicas fazem ao pais, suas letras melancólicas que nos da muita inspiração, Renato russo era um gênio, junto com Raul é dos melhores cantores e compositores brasileiros na minha opinião. minha musica preferidas do legião urbana é Perfeição, tempestade, A via Láctea, Dezesseis e vento no litoral, mais é claro todas as musicas são ótimas.
Kenia Silva afirma: o melhor q já vi, pelo menos nacionalmente. a banda tinha musicas lindas letras perfeitas, muitas musicas fizeram e fazem parte da minha vida, me indentifico com elas.
Glaidson Filth afirma: uma das maiores bandas q ja teve man ...sua musicas refletem muito no dia-dia das pessoas ,Filosofia Pura..
Jackline Martins afirma: Para mim, a música é o ar que eu respiro, é o sangue que corre pelas minhas veias e que me mantém vivo. Sem ela, eu não sei o que faria. Por isso que a banda Legião Urbana é ótima!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário